A banda norte-americana Eagles of Death Metal homenageou esta quinta-feira os 90 mortos e os sobreviventes do atentado terrorista de há dez anos na sala de espetáculos parisiense Bataclan, desejando "Paz, Amor e Rock" sobre uma bandeira francesa.
A publicação gráfica nas redes sociais do grupo liderado por Jesse Hughes, cuja atuação de 13 de novembro de 2015 foi interrompida pelos terroristas, cita a capa do primeiro álbum da banda, com três punhos e intitulado "Peace, Love, Death Metal" (2004).
Com as cores azul, branco e vermelho da República Francesa em fundo, figuram na imagem mãos, com dois dedos em sinal de vitória - paz -, indicador, mindinho e polegar esticados - amor - e indicador e mindinho esticados e mão de costas, o gesto dos "cornos" reconhecido entre os fãs de rock e heavy metal.
A banda voltou em 16 de fevereiro de 2016 a Paris e deu um concerto na mítica sala Olympia.
Os ataques terroristas de 2015 foram cometidos por nove homens armados e bombistas suicidas do grupo Estado Islâmico, tendo como alvos o Estádio de França, em Saint-Dennis, vários cafés de Paris e o Bataclan, provocando 130 mortos e mais de 400 feridos.
Esta quinta-feira, decorrem cerimónias de homenagem e lembrança num novo jardim memorial, junto à Câmara Municipal de Paris, com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron, da autarca Anne Hidalgo e de sobreviventes e familiares das vítimas fatais.
Os atentados de novembro de 2015 foram os mais mortíferos em França desde a Segunda Guerra Mundial.
O julgamento realizado entre 2021 e 2022 condenou o único membro sobrevivente do grupo terrorista Salah Abdeslam, a prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional. Outros 19 cúmplices foram igualmente condenados.