Derrota por 2-0 em Dublin, com Ronaldo expulso, deixa em aberto o Grupo F. Para ter garantia de ir ao Mundial 2026, seleção portuguesa tem de ganhar à Arménia no Dragão.
A República da Irlanda derrotou Portugal, esta quinta-feira, em Dublin (2-0), na quinta jornada do Grupo F da zona europeia de qualificação para o Campeonato do Mundo, num jogo em que Cristiano Ronaldo foi expulso aos 61 minutos, depois de ter dado uma cotovelada num adversário.
A seleção portuguesa fez uma exibição para esquecer. No ataque, nunca conseguiu furar a muralha irlandesa, e na defesa deu espaços que a equipa da casa aproveitou. O herói irlandês foi o avançado Troy Parrott, autor dos dois golos da noite, o primeiro aos 17 minutos, na sequência de um canto, e o segundo à beira do intervalo, num remate rasteiro que Diogo Costa não conseguiu defender. Pelo meio, os britânicos ainda remataram ao poste, por Ogbene, aos 38 minutos.
A perder por 2-0 ao intervalo, Portugal continuou a jogar da mesma forma previsível na segunda parte e ficou em inferioridade numérica na última meia-hora. Ronaldo perdeu a compostura e deu uma cotovelada num central irlandês. Inicialmente, o árbitro mostrou o cartão amarelo ao capitão luso, mas, depois de instado pelo VAR a visionar as imagens do lance, decidiu-se pelo vermelho direto.
Até final, a equipa das quinas não foi capaz de reentrar na partida e sofreu uma derrota que deixa as contas do Grupo F em aberto para a última jornada: Portugal lidera com 10 pontos, seguindo-se a Hungria, com oito, e a República da Irlanda, com sete.
Para ter a certeza de que segura o primeiro lugar, sinónimo de apuramento para o Mundial, a seleção lusa tem de ganhar no domingo à Arménia (14 horas), no Estádio do Dragão. O empate também pode chegar, se a Hungria não ganhar à Irlanda em casa ou se vencer por menos de três golos de diferença.