Desporto

Martínez diz que Ronaldo "teve azar com o ângulo" escolhido pelo VAR

Roberto Martínez sofreu a primeira derrota nesta fase de apuramento para o Mundial Foto: AFP

Selecionador reconhece que o jogo na Irlanda foi "para esquecer" e pede um Dragão a dar força no domingo frente à Arménia. Não viu violência no lance da expulsão de Cristiano Ronaldo.

Na reação à derrota com a Irlanda, que adia para a última jornada do Grupo F as decisões relativamente ao apuramento para o Mundial 2026, Roberto Martínez admitiu que nada correu bem à seleção portuguesa.

"Concordo que foi um jogo para esquecer. Acontece. Tudo o que podia correr mal, correu mal e tudo correu bem à Irlanda. Falámos muito na bola parada, nos cantos, na transição Faltou-nos propósito. Mostrámos espírito de luta até ao fim, mesmo com 10 homens, fizemos uns últimos 20 minutos cheios de coração. Temos de aceitar que a Irlanda fez por ganhar o jogo", afirmou o selecionador.

"Vamos olhar para o jogo de domingo. A força que este estádio deu à Irlanda é a que queremos ter em casa e podemos contar com isso no Dragão, para conseguirmos o apuramento", acrescentou Martínez, justificando a substituição de Cancelo ao intervalo: "O jogo estava com muitas emoções, ele tinha um cartão amarelo e tirei-o para anular o risco de perdermos o jogador".

Sobre a expulsão de Cristiano Ronaldo, o técnico afirmou: "Falei com ele no fim. É difícil para um jogador como Ronaldo estar na área e ter os defensores sempre com muito contacto físico, a agarrar".

"Não houve violência. Ele tentou afastar o defesa e teve azar porque o VAR viu um ângulo que fez o lance parecer pior do que o que realmente aconteceu. É o primeiro vermelho dele na seleção. É incrível. Cristiano ganhou muitos jogos pela seleção e vai continuar a ganhar. A nossa reação [à expulsão] foi muito boa. Tivemos coragem e agora vamos preparar o próximo jogo", concluiu.

Nuno A. Amaral