Três distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja, o segundo mais elevado, entre esta sexta-feira e sábado, devido à chuva forte, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Faro encontra-se sob aviso laranja por "aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada", entre as 6 horas e as 12 horas de hoje, sendo que o mesmo alerta está em vigor pelos mesmos motivos em Setúbal durante esta madrugada e até às 9 horas.
Já no sábado, o sinal laranja vai estar em vigor em Faro, Setúbal e Beja, entre as 9 hora e as 15 horas, devido a "precipitação persistente, e por vezes forte e acompanhada de trovoada".
Em todo o Portugal continental mantém-se o nível de aviso amarelo devido à precipitação de "aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada" e, nas regiões costeiras, por causa das "ondas de quatro a cinco metros" até à noite de sábado, para já.
Todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar sob aviso amarelo por diferentes motivos - agitação marítima, vento ou precipitação - em distintos períodos até sábado.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Portugal continental registou até às 21 horas de quinta-feira 2106 ocorrências devido ao mau tempo, do qual resultaram duas vítimas mortais, um ferido ligeiro e quatro pessoas desalojadas, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Em declarações à Lusa, o oficial de operações da ANEPC, José Costa, afirmou que a região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou maior número de ocorrências, com 1196, seguida da região Centro, com 477. Na região norte, registaram-se 130 ocorrências, no Algarve 203 e no Alentejo cem, acrescentou.