Faro

Rajadas de 112km/h derrubaram árvores e estruturas em Faro

Fenómeno extremo de vento registado em Faro Foto: Direitos reservados

A cidade de Faro foi atingida, esta sexta-feira cerca das 11.20 horas, por um fenómeno de vento extremo que derrubou árvores e estruturas, causando diversos prejuízos em vários pontos da cidade, sobretudo na baixa, próximo da Ria Formosa.

O fenómeno teve origem em "rajadas convectivas associadas a uma linha de instabilidade muito organizada, registando uma precipitação de 10mm em 10 minutos e ventos com rajadas de 112km/h na estação do IPMA no aeroporto", explicou José Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Um restaurante na zona da "Cidade Velha" encerrou portas devido aos estragos provocados por uma árvore que destruiu parte do telhado, partiu portas de vidro e "varreu" a esplanada.


No Largo de São Francisco, a maior zona de estacionamento livre da cidade, dezenas de carros foram atingidos por árvores e galhos.

Na Câmara Municipal houve algumas zonas onde entrou água depois de parte do telhado ter cedido. Chegou a ser equacionada a evacuação do espaço, o que acabou por não acontecer. Dezenas de turistas refugiram-se na Sé de Faro, tendo sido fechada a porta devido ao susto.

Marisa Rodrigues