Nacional

Ministra da Saúde recebe médicos tarefeiros a 27 de novembro

Ministra da Saúde pondera aumentar o valor das horas extra para compensar corte nos tarefeiros Foto: Estela Silva/Lusa

A ministra da Saúde vai receber a Associação de Médicos Prestadores de Serviços, recentemente criada para representar os médicos tarefeiros, a 27 de novembro. Na semana passada, estes profissionais de saúde ameaçaram paralisar as urgências em resposta aos cortes previstos pela tutela no valor pago por hora.

Após ter recusado receber o "movimento inorgânico" de médicos prestadores de serviço do SNS, Ana Paula Martins aceitou reunir-se com os profissionais de saúde, após a formação da associação, o "mais brevemente possível". Agora, de acordo com o "Público", a reunião entre o Governo e os tarefeiros vai acontecer a 27 de novembro.

O mesmo jornal adiantou, na semana passada, a existência de um grupo de WhatsApp com mail de mil médicos que ameaçam paralisar as urgências devido ao decreto-lei, aprovado pelo Governo no final de outubro, que regula o trabalho destes profissionais em prestação de serviço. Nas últimas semanas, a ministra da Saúde esteve reunida com sindicatos e com a Ordem dos Médicos para calibrar o documento já aprovado em Conselho de Ministros e terá previsto aumentar o valor das horas extraordinárias para compensar o corte nos tarefeiros.

Redação