Matosinhos

Antiga conserveira em Matosinhos é agora centro empresarial

Inauguração do novo espaço empresarial Câmara de Matosinhos

A antiga Fábrica de Conservas Joana d"Arc, na Avenida Menéres, em Matosinhos, foi transformada num centro empresarial, com uma área de 4600 m2 de escritórios preparada para receber cerca de 140 empresas e mais de 600 postos de trabalho.

"Sendo a maioria das empresas em regime híbrido [trabalho presencial e teletrabalho], estima-se que o impacto real na economia local ultrapasse os mil empregos", observa a Câmara de Matosinhos, cuja presidente esteve na inauguração do novo centro de negócios. "Somos o quarto município com maior peso económico do país, e a atração de empresas desta natureza é fundamental para reforçar a nossa capacidade produtiva e gerar mais riqueza", afirmou a autarca.

O Spaces Matosinhos é um investimento de 15 milhões de euros e é a primeira unidade da marca do Norte (o 23.º no país). O centro tem uma área total de oito mil m2 e, para além do espaço destinado a escritórios, tem 3600 m2 de estacionamento coberto.

A intervenção procurou preservar o edifício, recuperando a fachada original, enquanto o interior foi renovado. O centro estará aberto 24 horas por dia e vai disponibilizar serviços de "coworking", escritórios equipados, salas de reunião e áreas de lazer. No próximo ano deverá abrir uma unidade da Spaces em Leça da Palmeira.v Luísa Rodrigues

Luísa Rodrigues