Da olaia já só restava o tronco, podre e oco, na zona da Venda Nova. Foi levado para a oficina de um escultor.
Uma olaia emblemática do bairro da Venda Nova, em Águeda, teve, na última semana, o seu fim. Mas, no mesmo local, em breve, vai surgir uma réplica sua, em forma de escultura.
A ideia foi do presidente da Câmara, Jorge Almeida, que queria preservar a memória da árvore em causa, eternizando-a. Por isso, o tronco, já seco e em avançado estado de deterioração, foi transportado para o gabinete de um escultor - cujo nome a autarquia não quer, para já, divulgar -, que agora fará a obra de arte urbana.
"Há uns tempos, parei perto da árvore, estive a observá-la e fiquei sem dúvidas de que não resistiria a mais um inverno", contou ao JN Jorge Almeida.
Até porque há mais de dois anos que da olaia só restava o tronco principal, depois de ter sido atingida por um incêndio ateado, por vandalismo, em caixotes do lixo que estavam no seu redor. "Voltou a nascer um pequeno ramalhete verde, que foi resistindo, mas num dia de mau tempo também se partiu e nunca mais rebentou", recordou o autarca recentemente reeleito.
A árvore estava situada no antigo largo da Capela de São Sebastião, onde, em tempos, segundo a Câmara, existiu uma fonte pública que servia os moleiros que ali vinham moer o grão e dar de beber aos burros. Era, recorda a autarquia, "um lugar de encontro e de vida".
Jorge Almeida assume que, para si, estava fora de questão abater a "árvore emblemática" sem dela deixar vestígios. Por isso, diz que chegou a fazer um apelo público para que a população desse ideias do que poderia ser feito.
"Como nunca chegou nenhuma proposta, pensei nesta solução. O que vai ser feito será algo de novo, diferente e mais uma atração da nossa cidade. É uma forma de continuarmos a aumentar o nosso espólio de peças de arte urbana", explicou o edil ao Jornal de Notícias.
Sem querer adiantar pormenores sobre a obra, sublinhando, apenas, que se vai tratar de "uma réplica com traços artísticos", Jorge Almeida está convicto de que o resultado será "surpreendente" e diz-se, ele próprio, "ansioso para ver o resultado" - que ainda não tem data para ser apresentado.