A iniciativa Bragança Terra Natal e dos Sonhos, entre 29 de novembro e 6 de janeiro, conta com um investimento que ronda os 336 mil euros, "mais 13,5% face ao ano de 2024", para transformar a cidade num grande palco de festas e atividades ligadas à quadra, indicou esta segunda-feira, a presidente da Câmara, Isabel Ferreira.
A 11.ª edição será a primeira do novo executivo eleito pelo Partido Socialista e liderado pela autarca, Isabel Ferreira, que lançou um repto à população para participar no programa de atividades, nomeadamente na Passagem de Ano, na Praça da Sé, que este ano contará com o horário alargado das 23h00-às 2h00, mais uma hora do que no ano passado. A Câmara invés cerca de 25 mil euros na organização desta festa na rua.
Isabel Ferreira gostaria de ver a população na rua, mas também os restaurantes a promover a passagem, mas sabe que o clima do concelho é bastante mais frio do que no resto do país.
Uma das grandes atrações de "Bragança, Terra Natal e de Sonhos" é a pista de gelo natural, que acolhe a maior dos nove municípios das Terras de Trás-os-Montes, que este ano terá como novidade bicicletas e triciclos. "Reconheço que este evento, que vem de executivos anteriores, bem-sucedido, com adesão das pessoas", explicou a autarca salientando que "há espaço para melhoria no próximo ano, mas partindo desta base, que já é bem-sucedida, mantendo e aumentando a atratividade".
No ano passado o número de visitantes em Bragança aumentou 32% na quadra natalícia. "Teve um impacto grande no país vizinho, nos territórios transfronteiriços", referiu a autarca destacando o programa "tão rico a nível cultural, social e há de ser a nível económico para o comércio, restauração, hotelaria e todas as empresas que poderão usufruir".
Segundo dados do município, a Pista de Gelo e a Rampa de Gelo foram utilizadas por 38.320 pessoas, com aumento de 15% nas receitas de bilheteira destas duas diversões, alcançando os 76.640 euros.