Viana do Castelo

Montedor é o lugar de Portugal onde o sol se põe mais tarde

Local em Viana do Castelo terá uma das melhores vistas para o pôr do sol no país Foto: Câmara de Viana do Castelo

O lugar de Montedor, em Carreço, Viana do Castelo, é um dos locais de Portugal onde o sol se põe mais tarde e, provavelmente, um dos melhores do país para apreciar o pôr do sol.

Os investigadores do projeto europeu "Atlantic Sunset", que promove o turismo de pôr do sol, inauguraram, esta terça-feira, uma placa na zona do farol de Montedor, onde explicam que é ali, a 75 metros de altitude, que se encontra "uma bela perspetiva" sobre o litoral, que permite "apeciar aquele que é o pôr do sol mais tardio de Portugal continental ao longo de toda a primavera e verão".

O projeto, liderado pela Fundação Centro de Estudos Euro-regionais (FCEER) e representado em Portugal pelo Departamento de Geografia da Universidade do Porto, destaca, além de Carreço, mais dois locais estratégicos para a observação do pôr do sol em território nacional: o Cabo da Roca e o Cabo de S. Vicente.

"De acordo com a investigação desenvolvida no âmbito do projeto, Montedor, com vista para o oceano, é o local de Portugal continental onde é possível contemplar o pôr do sol mais tardio entre 27 de março e 15 de setembro, período em que o ocaso mais tardio deixa de se observar na costa norte para se deslocar para o sul do país", descreve uma nota informativa da fundação.

É naquele lugar que está instalada, a partir de agora, "a primeira placa informativa sobre o último pôr do sol de Portugal continental", e que passa a integrar uma rede de placas de "últimos pores do sol" que une a costa ocidental de Portugal, Espanha, França e Irlanda.

A inauguração foi presidida por António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e contou com a presença do presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre.

O projeto "Atlantic Sunset" é cofinanciado pela União Europeia através do programa "Interreg Atlantic Area" e tem como objetivo a "valorização turística sustentável do pôr do sol fora dos grandes destinos mediterrânicos".

Ana Peixoto Fernandes