Escultura do artista italiano chama-se "América", pesa 100 quilos e é uma crítica satírica ao excesso de riqueza.
Uma sanita de ouro de 18 quilates foi vendida por 12,1 milhões de dólares (10,4 milhões de euros) num leilão da Sotheby's, em Nova Iorque, EUA. A escultura pesa 100 quilos, é feita de 2440 onças de ouro, chama-se "América" e foi criada pelo polémico artista plástico italiano Maurizio Cattelan. É uma sátira à ostentação de certos milionários e à sua riqueza excessiva.
Cattelan é o autor da famosa "Comedian", provocadora criação de arte contemporânea que consiste numa banana colada à parede com fita adesiva - a banana está atualmente em exposição no Museu de Serralves, no Porto, e vale 6,2 milhões de dólares, montante pago por um milionário chinês de criptomoedas.
Uma das sanitas já foi roubada
A sanita de ouro "América" é totalmente funcional. Há apenas dois exemplares da peça de arte: a que foi agora comprada por 10,4 milhões e outra que foi instalada no WC do Museu Guggenheim, em Nova Iorque, em 2016, onde mais de 100 mil visitantes fizeram fila para a ver... e usar.
"Não importa o que se come, um almoço de 200 dólares (cerca de 173 euros) ou um cachorro-quente de dois dólares (cerca de um euro), em termos de casa de banho os resultados são os mesmos", disse Maurizio Cattelan, citado pela agência de notícias The Associated Press.
Em 2019, a gloriosa sanita esteve também em exposição no Palácio de Blenheim, em Oxforshire - onde nasceu Winston Churchill - mas foi roubada por ladrões que invadiram o edifício e arrancaram a peça artística da canalização.
Na altura, os suspeitos foram detidos e condenados, mas a sanita de ouro nunca mais foi recuperada, suspeitando-se que possa ter sido derretida e vendida a retalho.