Pessoas

Há uma imagem falsa do encontro de Trump e Ronaldo a circular nas redes sociais

Imagem divulgada nas redes sociais foi gerada pelo Gemini da Google Foto: X

Cristiano Ronaldo participou esta semana num jantar com Donald Trump e foi recebido pelo presidente norte-americano no dia seguinte, mas fotos que circulam nas redes sobre o encontro na Sala Oval são falsas e foram geradas por inteligência artificial (IA).

Alegação: "Um Aurélio na Sala Oval... Que orgulho!"

A visita de Cristiano Ronaldo à Casa Branca gerou grande interesse esta semana, com a divulgação de várias fotos do alegado encontro com Trump. Na terça-feira, várias contas nacionais e internacionais partilharam o que parecia ser a primeira imagem do futebolista a cumprimentar o presidente norte-americano na famosa Sala Oval, com elogios e críticas à iniciativa.

De um lado saudou-se o feito alcançado por Ronaldo e criticou-se o alegado incómodo provocado nos "esquerdalhas" e "esquerdopatas". Na quarta-feira, pelo menos dois deputados do Chega partilharam a mesma imagem como sendo real.

Do lado dos críticos, lamentou-se o facto de Cristiano Ronaldo ter aceitado representar o regime saudita, dado que o futebolista integrou a comitiva do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, e recordaram-se as acusações de crimes sexuais que recaem sobre o futebolista e o atual presidente norte-americano.

A mesma foto foi partilhada por órgãos de comunicação social, sobretudo desportivos, em vários países.

Factos: a imagem é falsa e foi gerada pelo Gemini, o assistente de IA da Google

Não está clara a origem, mas era óbvio nas primeiras partilhas que se tratava de uma foto gerada pelo Gemini, o assistente de Inteligência Artificial (IA) da Google, dado que o encontro ainda não tinha acontecido quando a foto começou a circular nas redes sociais e que a imagem não recortada continha a marca de água do Gemini no canto inferior direito.

Se estes dois aspetos não bastassem, outros elementos apontavam para a origem sintética, dado que a foto contém vários erros, como o tamanho da secretária de Donald Trump (a histórica "Resolute Desk"), a cor diferente das cadeiras, a ausência de vários elementos decorativos e o selo da presidência afixado na secretária, que além de deformado não corresponde ao antigo selo em madeira que existe naquele local.

Basta comparar com fotos recentes de outros encontros na Sala Oval ou com as fotos oficiais da visita de Ronaldo, entretanto divulgadas pela Casa Branca, onde o futebolista também surge com outra indumentária.

Imagem oficial do encontro entre Trump e Ronaldo
Foto: Casa Branca

Quanto à origem da imagem gerada por IA, o registo mais antigo que surge no Google Fact Check Explorer, um dos motores de pesquisa reversa de imagens da Google, é a página de Facebook "Planeta Futebol MZ", que a usou na manhã de terça-feira para anunciar que Ronaldo seria recebido naquele dia na Casa Branca.

A mesma página moçambicana publicou outra imagem falsa em tom humorístico, mas não terá sido a autora dos memes. "Confirmamos que a imagem em questão não foi criada pela nossa equipa e que, após tomarmos conhecimento da situação, a publicação foi imediatamente removida para evitar qualquer interpretação errada", disseram os responsáveis à Lusa Verifica.

A geração de imagens através de IA foi seguida por outras páginas nas redes sociais e, já nesta quinta-feira, o próprio Donald Trump publicou um vídeo artificial na sua rede social, Truth Social, onde surge a dar uns toques numa bola virtual com Cristiano Ronaldo.

Avaliação Lusa Verifica: Falso

É um facto que o futebolista português Cristiano Ronaldo foi recebido esta semana pelo presidente Donald Trump, na Sala Oval da Casa Branca, mas são falsas várias fotos e vídeos que circulam nas redes sociais e que foram gerados por ferramentas de IA.

JN/Agências