Militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Aljustrel da GNR detiveram, na passada quarta-feira, um suspeito do furto de material em obras de requalificação no Itinerário Principal n.º 8 (IP8) que se estendem entre Figueira de Cavaleiros, no concelho de Ferreira do Alentejo e Beja.
Em comunicado, o Comando Territorial de Beja da GNR refere que o suspeito, de 46 anos, residente no concelho de Ferreira do Alentejo, está indiciado do crime de furto qualificado, tendo a GNR procedido à recuperação do material furtado, no IP8, num dos troços da obra próximo de Ferreira do Alentejo.
No seguimento de várias ocorrências relacionadas com furtos de material em obras no IP8, os militares da Guarda desenvolveram diligências que permitiram identificar o suspeito.
No decurso da operação, foi dado cumprimento a sete mandados de busca - uma busca e seis em terrenos agrícolas e viaturas - que resultaram na recuperação de diverso material: 431 postes de madeira, 137 metros de rede metálica, 54 painéis de contraplacado marítimo, 31 vigas de cofragem, 19 painéis tricapa, 16 tábuas de madeira, para cofragem, três suportes metálicos, duas pranchas metálicas, dois sinais de trânsito, dois alicates de corte, um par de luvas, uma viatura e um telemóvel.
O detido foi presente no Tribunal Judicial de Ferreira do Alentejo, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações periódicas semanais no posto policial da sua área de residência.
A ação do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Aljustrel contou com o reforço dos Postos Territoriais de Ferreira do Alentejo e Aljustrel, bem como do Núcleo de Proteção de Natureza do Destacamento Territorial de Aljustrel.