Aveiro

Aveiro é capital do mundo rural durante 10 dias

Os setores agrícola, pecuário, florestal e gastronómico estão em destaque, durante dez dias, na Agrovouga Foto: Maria João Gala

Agrovouga abriu portas esta sexta-feira e está instalada no Parque de Exposições até ao dia 30. Espetáculos equestres são chamariz.

Os setores agrícola, pecuário, florestal e gastronómico estão em destaque, durante dez dias, na Agrovouga, em Aveiro. Desde esta sexta-feira e até dia 30, o Parque de Exposições recebe mais uma edição do certame, que volta a dar especial destaque às provas e aos espetáculos equestres, assim como à promoção da raça bovina marinhoa. Pelo meio, a quinta pedagógica, com diversas espécies de animais, promete voltar a fazer as delícias dos mais novos.

O mundo rural regressou à cidade. E, a partir de amanhã, o picadeiro instalado no Parque de Exposições será um dos chamarizes para quem visitar a Agrovouga. A partir das 10 horas, tanto sábado como domingo, decorre o concurso nacional de saltos de obstáculos, que finaliza, na tarde de domingo, com o Grande Prémio. Depois, durante a semana, haverá batismos a cavalo e workshops de ferração, destinados aos alunos das escolas.

Quarta-feira é o dia destinado à Final da Taça de Portugal de Ensino e Troféu de Póneis. Está agendado um primeiro momento, às 12 horas, e um espetáculo, às 21.30. E é no sábado, dia 29, que acontece um dos momentos altos do certame, com a Grande Gala Equestre.

No que à raça marinhoa, autóctone da região de Aveiro, diz respeito, todos os dias estarão animais em exposição. Mas é no último dia de feira, entre as 10 e as 13 horas, que tem lugar, no picadeiro e na tenda, o XXVII Concurso Nacional de Raça Marinhoa. A Agrovouga conta também com zona de gastronomia, com uma área exposição de maquinaria agrícola e com a presença de artesãos da região.

Salomé Filipe