Vila Flor

Trás-os-Montes com mais de 517 milhões de euros em investimentos

Parte dos apoios destinam-se ao desenvolvimento agrícola da região Foto: Francisco Pinto/Lusa

Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes conta apoios comunitários.

No território da Comunidade Intermunicipal (CIM) das Terras de Trás-os-Montes estão em marcha investimentos superiores a 517 milhões de euros ao abrigo de programas de financiamento comunitário, para obras, educação e formação, combate às alterações climáticas, aumentar a competitividade ou incentivar o desenvolvimento agrícola.

"É em territórios como este que é evidente a importância da articulação das políticas de coesão e das políticas agrícolas", referiu o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, no final de uma reunião com os nove autarcas das Terras de Trás-os-Montes, nesta sexta-feira, em Vila Flor.

Várias áreas

No Portugal 2030 está previsto um investimento de 208 milhões de euros, com financiamento de 129 milhões, para 260 operações aprovadas. Destacam-se projetos como o Museu da Língua Portuguesa, promovida pelo Município de Bragança, e o Centro para a Inovação e Qualificação em Saúde Sustentável.

Ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a CIM conta com 4821 projetos aprovados, totalizando 195 milhões de investimento para infraestruturas, qualificações e competências, habitação, investimento e inovação. Os investimentos apoiados no âmbito do PEPAC 2030, mobilizaram 114 milhões de euros para o setor agrícola e desenvolvimento rural.

Glória Lopes