Guimarães

Obra do Campus da Justiça de Guimarães arranca em 2027

Foto: Rui Dias

A secretária de Estado da Justiça, Ana Luísa Machado, esteve, na tarde desta segunda-feira, reunida com o presidente da Câmara de Guimarães, Ricardo Araújo, nos Paços do Concelho, com o objetivo de estabelecer dois contratos interadministrativos entre o Ministério da Justiça e o Município vimaranense: um com vista ao lançamento da empreitada de construção do novo Campus de Justiça; outro para a manutenção do edifício do Tribunal, -no largo da Mumadona.

Ana Luísa Machado anunciou que está a decorrer "o concurso para a qualificação do gabinete de arquitetura a quem será adjudicado o projeto do novo Campus de Justiça de Guimarães". Este concurso, precisou Ricardo Araújo, deverá estar concluído no final do primeiro trimestre de 2026, "e os arquitetos terão, depois, 300 dias para desenvolver o projeto, o que nos gastará mais um ano". O presidente da Câmara de Guimarães concluiu que a empreitada só estará pronta para ser levada a concurso no primeiro trimestre de 2027.

Nem o presidente da Câmara nem a secretária de Estado quiseram comprometer-se com a abertura do novo tribunal ainda nesta legislatura. "O cronograma oficial para esta obra é para terminar em 2031, estamos a tentar acelerar", rematou o autarca. No encontro, ficou também acordada a realização de um contrato interadministrativo segundo o qual a manutenção do atual Palácio da Justiça ficará a cargo do Município.

Rui Dias