Um homem de 25 anos foi detido no domingo, na Ericeira, concelho de Mafra, por violência doméstica de que foi alvo a sua companheira e posse de arma proibida, informou esta terça-feira a GNR.
Em comunicado, a GNR avança que a detenção surgiu no seguimento de uma denúncia por violência doméstica e, quando os militares se deslocaram ao local dos incidentes apuraram que uma mulher, de 32 anos, tinha sido ameaçada com uma arma e vítima de furto de um telemóvel e de um cartão multibanco pelo seu companheiro.
Após diligências policiais, foi possível "localizar e intercetar o suspeito que se encontrava na posse dos bens furtados e de uma arma branca", sendo os bens restituídos depois à vítima.
O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Mafra.
A GNR lembra na nota que "a violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva", acrescentando que as participações podem ser realizadas no portal da queixa eletrónica, via 112 ou no posto da GNR mais próximo da área da residência.
No dia em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Polícia de Segurança Pública (PSP), por seu turno, informou que, entre 1 de janeiro e até domingo, registou na sua área de jurisdição 14.930 denúncias relacionadas com o crime de violência doméstica e deteve 1157 suspeitos, dos quais 599 em flagrante delito e 558 fora de flagrante delito.
A PSP avança também que, entre 2020 e 2024, registou mais de 75 200 ocorrências de violência doméstica, efetuou 203 540 contactos de apoio às vítimas, elaborou mais de 149 mil planos de segurança para os agredidos e realizou 62 890 patrulhamentos junto das casas e locais de trabalho das vítimas.