O humorista entrou em direto nas "Manhãs da Comercial" a partir do Hospital Egas Moniz, onde recupera de um AVC isquémico. Entre lágrimas e gargalhadas, Nuno Markl agradeceu a ciência e ao filho, a quem diz dever a vida.
Nuno Markl voltou a ser voz da manhã da Comercial, esta quarta-feira, mas numa emissão muito diferente do habitual. O humorista continua internado, agora no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, após o AVC isquémico que sofreu na semana passada, e participou no programa via telefone.
Nas redes sociais, mostrou o "novo estúdio" improvisado no hospital. "Falei na rádio! Eis a minha mesa de trabalho", escreveu. O momento, confessa, foi arrebatador: "Foi uma experiência bastante emocional e lacrimejante (agora sou essa pessoa), mas espero ter dito coisa com coisa".
Entre o riso, a fragilidade e a importância da ciência
No arranque da conversa com Pedro Ribeiro, Vera Fernandes, Vasco Palmeirim e Manuel Cardoso, Nuno Markl deixou o aviso logo em tom divertido, mas genuíno: "Quero começar por avisar que ando muito emocional e que choro por tudo e por nada... Estou um chorão. Sou essa pessoa agora".
Apesar do susto, o humor não o abandonou. E o sentido de responsabilidade também não. Ainda durante o direto, fez questão de sublinhar o papel determinante do tratamento médico. "Estou vivo porque existem médicos, medicina e ciência. Não liguem a imbecis, não lhes deem palco, por amor de Deus", afirmou, pedindo às pessoas que se informem sobre o que é um AVC, pois "pode acontecer a qualquer pessoa".
No Instagram, celebrou ainda pequenas conquistas com a autoironia que lhe é conhecida: "Malta, nunca pensei em dizer isto mas: xixi de pé! (...) Melhor coisa de sempre."
O filho que salvou o pai
A recuperação trouxe também uma onda de carinho que deixa Nuno Markl sem palavras... ou com elas embargadas. Mas há alguém que merece destaque especial: o filho Pedro, de 16 anos.
Foi ele quem ligou para o 112 quando tudo aconteceu, um gesto que o pai inicialmente resistiu, pensando "que não valia a pena".
"Comove-me muito pensar que foi este mini-gajinho, entretanto já um gajo, que me salvou a vida", partilhou o também radialista e apresentador, orgulhoso, numa fotografia antiga cheia de ternura com o herdeiro. Também na rádio reforçou essa gratidão, lembrando que "sem ele não estaria aqui".
Para já, Nuno Markl mantém-se sob vigilância clínica, a fazer terapia da fala e com o lado esquerdo ainda limitado, mas determinado a recuperar com a mesma força com que faz rir o país, mesmo que agora as emoções venham ao de cima com a mesma facilidade que as gargalhadas.