A Apple vai ultrapassar em 2025 a Samsung no mercado de telemóveis pela primeira vez em 14 anos, graças a um aumento de 10% nas vendas do iPhone face ao ano anterior, segundo previsões hoje divulgadas.
Um estudo de mercado da Counterpoint Research publicado hoje e citado pela CNBC indica que a Apple deverá terminar o ano com uma quota de 19,4% no mercado global de "smartphones", enquanto a Samsung deverá ficar para trás, com 18,7%.
Especificamente, a gigante norte-americana deverá vender aproximadamente 243 milhões de iPhones em todo o mundo este ano, informou a Counterpoint Research.
Por regiões, as vendas do novo iPhone 17 e do iPhone Air nos Estados Unidos, nas primeiras quatro semanas após o lançamento, foram 12% superiores às da série iPhone 16, excluindo o iPhone 16e.
Na China, as vendas da série iPhone 17 durante o mesmo período foram 18% superiores às do seu antecessor, adiantou a mesma fonte.
"Para além da receção muito positiva do mercado à série iPhone 17, o principal fator para a melhoria das previsões de fornecimentos é que o ciclo de substituição atingiu o seu ponto de inflexão. Os consumidores que compraram "smartphones" durante a pandemia de COVID-19 estão agora a entrar na fase de atualização", afirmaram os analistas da empresa.
A Samsung, por sua vez, pode enfrentar desafios nos segmentos de entrada e de gama média do mercado de smartphones por parte dos fabricantes chineses, o que pode dificultar a capacidade da gigante sul-coreana de recuperar a liderança, acrescenta a Counterpoint.