O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou uma jornalista de "estúpida", na quinta-feira, no caso mais recente de insultos dirigidos a mulheres que trabalham na imprensa.
O incidente aconteceu quando Trump respondia a perguntas na sua residência na Florida sobre a verificação de antecedentes de afegãos nos Estados Unidos. Dois soldados da Guarda Nacional foram baleados perto da Casa Branca na quarta-feira. As autoridades indicaram que o atirador é um cidadão do Afeganistão que chegou ao país após a retirada abrupta das forças americanas daquele país em 2021.
A jornalista perguntou a Trump porque é que culpava o predecessor, Joe Biden, quando alguns membros da sua própria administração haviam afirmado que os afegãos realocados passaram por um processo de verificação de antecedentes rigoroso.
"Você é estúpida? Porque eles deixaram-nos entrar", respondeu Trump, irritado, mostrando uma foto de um avião militar americano lotado de pessoas em fuga quando os talibãs retomavam o poder. "Eles vieram com milhares de outras pessoas que não deveriam estar aqui e você só está a fazer perguntas porque é uma pessoa estúpida", disse Trump.
Os insultos e a linguagem agressiva são uma característica da era Trump, mas o presidente norte-americano parece reservar uma aversão particular às mulheres da imprensa. Na quarta-feira, o republicano criticou uma notícia do jornal "The New York Times" que destacava a sua idade e crescentes sinais de fadiga e chamou a autora do texto de "feia". Antes, no início do mês, Trump chamou uma jornalista de "porquinha" e outra de "terrível".