A Cinemateca francesa anunciou o encerramento das suas salas durante um mês para desinfestação, devido a uma praga de percevejos, problema recorrente em Paris nos últimos meses.
"Este encerramento temporário permitirá realizar um tratamento completo e duradouro", indicou a instituição em comunicado na sexta-feira, assegurando que os assentos e o tapete das salas serão tratados com vapor seco a 180 graus e em várias sessões de tratamento.
Posteriormente, serão realizados diversos controlos caninos com o objetivo de validar a desinfestação e com uma prioridade: "a segurança, o conforto e o bem-estar do público".
As pragas de percevejos tornaram-se um problema recorrente na capital francesa, com os casos a multiplicarem-se em determinados bairros nos últimos meses.
A cinemateca sublinhou, no entanto, que os restantes espaços, para exposições como a atual dedicada a Orson Welles, permanecerão abertos.
As salas de projeção de filmes só voltarão a abrir a 2 de janeiro de 2026, para uma retrospetiva do cinema negro escandinavo e cinco dias mais tarde está programada outra de David Gordon Green.