O sistema de iluminação pública do Jardim do Morro, em Gaia, vai ser totalmente renovado, com a instalação de lâmpadas LED. O objetivo, diz a Câmara, é conseguir uma "iluminação mais forte e eficiente" para, em conjugação com o reforço da presença da Polícia Municipal, já implementado, transformar aquela zona num "espaço mais seguro, acolhedor e digno" para moradores e visitantes.
A autarquia sublinha que a atual iluminação do Jardim do Morro, que se transformou num dos pontos mais requisitados do concelho, já foi alvo de uma reparação elétrica, para aumentar o sentimento de segurança da população.
"Algumas luminárias foram reparadas, as lâmpadas partidas foram substituídas e as luzes voltaram a ser ligadas, dando vida nova a um dos principais cartões de visita de Gaia e ponto de encontro muito procurado pelos gaienses e por turistas, situado junto à Ponte Luís I e ao Mosteiro da Serra do Pilar", detalhou.
"Após meses e meses com a iluminação desligada, transmitindo uma sensação de insegurança e desleixo, a nova Câmara Municipal de Gaia decidiu reativar as luzes do Jardim do Morro, promovendo a valorização do local", acrescentou a autarquia, em comunicado, destacando que também foi reforçada a presença da Polícia Municipal naquela zona.
A intervenção no Jardim do Morro, segundo a Câmara de Gaia, insere-se numa "estratégia mais ampla" de revitalização e de preservação dos espaços públicos espalhados pelo concelho, "reforçando o compromisso do município com o bem-estar de todos os cidadãos".
"Estamos a devolver a segurança, a dignidade e a beleza ao Jardim do Morro. A iluminação é um símbolo de segurança urbana. Ruas e jardins bem iluminados reduzem a sensação de risco e aumentam a confiança de quem circula", afirma o presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes.