A cidade mergulhou no espírito natalício com um espetáculo de luz que marca o arranque de 33 dias de celebrações e a iluminação de 76 ruas, praças e avenidas
Uma multidão encheu o centro de Barcelos para assistir ao momento em que a cidade se iluminou para celebrar a chegada do Natal. O relógio marcava 18.30 horas deste sábado quando Mário Constantino Lopes, presidente da Câmara Municipal, acionou o botão que fez brilhar cada rua, avenida e praça, num espetáculo de luz que arrancou aplausos e encantou miúdos e graúdos.
Barcelos vestiu-se oficialmente de magia e prepara agora 33 dias repletos de cor, festa e momentos únicos para toda a família. Ao som do grupo Coral Magistrói, a cidade ganhou nova vida, iluminada por milhares de motivos decorativos distribuídos por cerca de 76 artérias, largos, espaços municipais e zonas centrais, criando um ambiente acolhedor para residentes e visitantes.
A programação de Natal do Município começou a 21 de novembro, com a abertura da exposição "Presépio, uma imagem, várias interpretações", patente na Torre Medieval e no Posto de Turismo até 6 de janeiro.
Este sábado, além da inauguração da iluminação, quem visitou Barcelos pôde ainda acompanhar a abertura da exposição "Presépio a 7 Artes", nos Paços do Concelho, a inauguração do presépio do Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, a abertura do Mercado de Natal na Alameda das Barrocas e múltiplos momentos de animação de rua.
Ao longo da quadra, Barcelos será palco de dezenas de pontos de atração, entre luzes cintilantes, Mercado de Natal, Carrossel Solidário, Charrete de Natal, um pinheiro de 30 metros, o túnel interativo Aldeia de Natal, exposições, workshops, concertos, recitais, animação de rua, programas educativos, sessões de contos, o concurso Barcelos Doce, os desfiles Magia do Natal e Pai Natal Motard, a Corrida de Natal, a Ceia de Natal do Peregrino e o evento Christmas With Friends.
A programação inclui ainda concertos em várias freguesias, entre 5 e 20 de dezembro, e a abertura noturna de diversos equipamentos municipais em datas específicas, permitindo que mais pessoas usufruam da oferta cultural da cidade.
Para quem quiser levar uma recordação temática, há um espaço fotográfico dedicado do outro lado da ponte, em Barcelinhos, especialmente criado para esta quadra festiva.