O presidente polaco, Karol Nawrocki, cancelou um encontro com o primeiro-ministro húngaro, depois de Viktor Orbán se ter reunido com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscovo, na sexta-feira.
"O presidente Nawrocki decidiu limitar a sua visita à Hungria exclusivamente à cimeira do Grupo de Visegrado em Esztergom", informou o responsável pela política internacional da Presidência polaca, Marcin Przydacz, numa publicação numa rede social.
O Grupo de Visegrado, fórum que reúne a Polónia, a República Checa, a Eslováquia e a Hungria, vai realizar uma reunião de líderes na cidade húngara de Esztergom na próxima quarta-feira.
No âmbito da sua visita à Hungria para a cimeira, Nawrocki tinha agendado um encontro com o presidente húngaro, Tamas Sulyok, e o primeiro-ministro, em Budapeste na próxima quinta-feira, acompanhado pela sua mulher, segundo o jornal polaco 'Gazeta Wyborcza'.
A alteração da agenda do presidente polaco surge após a visita de Orbán a Putin, em Moscovo, na sexta-feira.
Ao anunciar a mudança de planos de Nawrocki na Hungria, Przydacz aludiu ao "legado do ex-presidente Lech Kaczynski, que enfatizou que a segurança da Europa depende da solidariedade, incluindo no setor energético".
Przydacz acrescentou que Nawrocki "defende sistematicamente a procura de soluções reais para pôr fim à guerra na Ucrânia, provocada pela Federação Russa".
Na reunião em Esztergom, os líderes do Grupo de Visegrado irão discutir temas como a segurança e a cooperação na região da Europa Central, salientou Przydacz.