Jordan Bardella, líder do partido de extrema-direita francês União Nacional, foi atingido na cabeça por um ovo, no sábado, poucos dias depois de outro incidente em que um manifestante lhe atirou farinha.
Bardella estava num evento em Moissac, no sudoeste da França, para promover o seu livro mais recente, quando um homem lhe partiu um ovo na cabeça.
O suspeito do ataque, um homem de 74 anos, foi detido por violência contra um funcionário público, disse à AFP o procurador de Montauban, Bruno Sauvage.
Uma queixa foi apresentada em nome de Bardella em relação ao incidente.
"Quanto mais progredimos, mais perto do poder chegamos, mais a violência da extrema-esquerda, a intolerância e a pura estupidez são desencadeadas", publicou Bardella no X no final da noite de sábado. "Mas um vento de liberdade, orgulho nacional e patriotismo está a soprar por França e não conseguirão impedi-lo", continuou, acrescentando que estava bem.
Na terça-feira, Bardella ficou coberto de farinha durante uma visita a uma feira agrícola em Vesoul, no leste do país. A polícia deteve um adolescente de 17 anos, mas libertou-o no dia seguinte. O jovem terá de frequentar um curso de cidadania.