Amadeu Albergaria anunciou a sua candidatura à presidência dos Autarcas Social Democratas (ASD), cuja eleição decorrerá no congresso nacional marcado para 6 de dezembro, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. No encontro, apresentará a lista candidata a todos os órgãos dos ASD, bem como a sua Moção Estratégica, documento que estabelece prioridades e o modelo de liderança para o próximo mandato, com a duração de quatro anos.
"A candidatura surge num momento determinante para o poder local e para o PSD, após as últimas eleições autárquicas terem reforçado a liderança social-democrata em municípios e freguesias de todo o país", afirma em comunicado.
Ao formalizar a candidatura, Amadeu Albergaria sublinha o papel fundamental dos autarcas social-democratas no desenvolvimento do país: "Candidato-me para reforçar a responsabilidade dos autarcas do PSD num ciclo em que o poder local assume cada vez mais competências e em que as autarquias são decisivas para a estabilidade e para a concretização, no terreno, das políticas públicas. Todos os dias e com grande proximidade, os nossos autarcas respondem às pessoas e reforçam a confiança das populações nos seus eleitos locais. É esse compromisso que queremos fortalecer."
Para o candidato, os ASD devem afirmar-se como uma estrutura de trabalho e de união. "Uma estrutura que apoia os autarcas e antecipa as soluções de que o país precisa. Esta é a altura certa para reforçar redes de cooperação entre autarcas, apostar na sua formação e assegurar que a realidade das autarquias estará na base da definição das políticas públicas. A autonomia autarquias não pode ser apenas um princípio constitucional, tem de ser uma prática constante do Estado."