Desporto

F. C. Porto elege Rodrigo Mora como "Futebolista do Ano"

Rodrigo Mora ganhou a votação dos sócios do F. C. Porto a Samu, Nico González e Marcano Foto: Lusa

Jovem avançado do F. C. Porto distinguido com o prémio na Gala dos Dragões de Ouro

A 38.ª Gala dos Dragões de Ouro consagrou Rodrigo Mora como "Futebolista do Ano" no F. C. Porto em 2025. O atacante, de 18 anos, ganhou o prémio numa votação decidida pelos sócios do clube azul e branco, sendo que os outros candidatos eram Samu, Nico González (transferido em janeiro para o Manchester City) e Iván Marcano (que deixou o clube no final da época passada).

Nas outras categorias em que os prémios foram atribuídos através dos votos dos associados portistas, o hoquista Rafa foi eleito o Melhor Atleta de Modalidades de Pavilhão, levando a melhor sobre Diogo Rêma (andebol), Miguel Queiroz (basquetebol) e Lila Durão (voleibol), enquanto o Sócio do Ano é Luís Bacelar, sócio número quatro do F. C. Porto.

Segundo afirmou André Villas-Boas, antes da gala desta noite, participaram na votação mais de 12 mil sócios do F. C. Porto, um número que quase triplicou o total de votos registados no ano passado.

Quanto aos prémios que foram decididos com base em escolhas feitas pela Direção do clube, destaque para o futebol feminino, que ganhou o galardão de "Equipa do Ano" e teve o técnico Daniel Chaves como "Treinador do Ano".

O Atleta do Ano foi o guarda-redes da equipa de hóquei em patins, Xavi Malián, e o prémio Revelação do Ano foi para Bernardo Lima, médio da formação portista que se sagrou há poucos dias campeão mundial de sub-17 ao serviço da seleção portuguesa. Ana Cristina recebeu o prémio de Melhor Atleta de Modalidades Amadoras, neste caso em representação da secção de Desporto Adaptado.

Noutras categorias, o Projeto do Ano foi o "Portal do Sócio", o Parceiro do Ano foi a empresa Revigrés, o Seccionista do Ano foi Mário Lopes, o Funcionário do Ano foi Mafalda Magalhães e o prémio Dedicação do Ano foi entregue a Vítor Santo. O galardão para a Casa do F. C. Porto do Ano foi para a delegação de Ponte da Barca.

Nuno A. Amaral