Nacional

Onda de solidariedade com Marcelo devido à cirurgia

Várias personalidades endereçaram mensagens de melhoras a Marcelo Rebelo de Sousa Foto: José Sena Goulão/Lusa

Luís Montenegro falou com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e está a acompanhar a evolução do seu estado de saúde, revelou esta segunda-feira fonte do gabinete do primeiro-ministro à agência Lusa.

Já o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, formulou votos de que Marcelo se restabeleça rapidamente e que "reponha as suas plenas condições de saúde".

"Faço votos de rápidas melhoras e um regresso com saúde e energia", foi, por sua vez, o desejo manifestado na rede social X pelo líder do Chega e candidato à Presidência da República, André Ventura.

Também através da rede X, o candidato a Belém apoiado por PSD e CDS-PP e também conselheiro de Estado do presidente, Luís Marques Mendes, desejou rápidas melhoras a Marcelo Rebelo de Sousa "e o seu rápido e completo restabelecimento".

A candidata presidencial apoiada pelo BE Catarina Martins escreveu na mesma rede: "Espero que não seja nada de grave e que recupere rapidamente".

João Cotrim Figueiredo, candidato a Belém apoiado pela IL, escreveu estar "a seguir com atenção a evolução do estado de saúde do Presidente da República", a quem desejou rápidas melhoras.

Os candidatos António José Seguro (apoiado pelo PS) e Jorge Pinto (apoiado pelo Livre) souberam da notícia quando estavam num debate televisivo na RTP, tendo desejado também um rápido restabelecimento ao chefe de Estado.

Na sua página oficial na rede social Facebook, Gouveia e Melo reiterou "os desejos das rápidas melhoras do professor Marcelo Rebelo de Sousa, estando certo que em breve estará nas plenas condições para o exercício das suas funções".

António Filipe, igualmente no Facebook, desejou "ao Presidente da República "um rápido restabelecimento do seu estado de saúde".

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, endereçou uma nota oficial de força e rápidas melhoras ao presidente, "fã número um da seleção nacional e um adepto de todo o futebol português, sempre presente nos momentos mais felizes e nas horas mais difíceis".

Marcelo Rebelo de Sousa deu entrada esta segunda-feira no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, na sequência de uma paragem de digestão, indicou a Presidência da República.

Pedro Emanuel Santos