O empresário Nasry Asfura, apoiado por Donald Trump, e o apresentador de televisão Salvador Nasralla estão praticamente empatados, de acordo com resultados preliminares das presidenciais nas Honduras, divulgados esta terça-feira.
Asfura, ex-autarca da capital, de 67 anos, lidera a corrida contra Nasralla, de 72, por apenas 515 votos, após a contagem digital de 57% das urnas, anunciou a presidente do Conselho Nacional Eleitoral hondurenho. Segundo Ana Paola Hall, esta estreita margem de vitória constitui um "empate técnico".
Donald Trump acusou o Governo das Honduras de "tentar mudar" os resultados. "Se o conseguirem, pagarão um preço elevado", escreveu o presidente dos EUA esta terça-feira na rede social X. "A democracia deve prevalecer!", acrescentou. Na segunda-feira, a candidata de Esquerda, Rixi Moncada, acusou a Administração dos EUA de "atos de ingerência" no processo das eleições.
Também ontem, o ex-presidente das Honduras Juan Orlando Hernández, condenado a 45 anos de prisão nos Estado Unidos por tráfico de droga, foi libertado, após ter sido indultado por Trump.