Desporto

Futsal feminino: Portugal vence a Itália e está nas meias-finais do Mundial

Quinas garantem um bilhete para as meias-finais Foto: FPF

Portugal venceu a Itália nos quartos de final do Mundial de futsal feminino por 7-2. Lídia Moreira foi a grande figura ao fazer um hat-trick na partida. Nas meias-finais as lusas vão defrontar a Argentina.

Ao som de "A minha Casinha", da banda portuguesa Xutos e Pontapés, a seleção portuguesa continua a vergar adversárias e desbrava caminho no primeiro Campeonato do Mundo na história do futsal feminino. Desta vez, a formação comandada por Luís Conceição teve de ultrapassar a Itália nos quartos de final, nas Filipinas, num jogo de grande nível e com golos para todos os gostos.

As quinas entraram decididas no encontro e abriram o marcador por intermédio de Carolina Pereira (6 m), ao surgir ao segundo poste para finalizar uma bola. E nem sequer 20 segundos decorridos, eis que chegou o segundo, num calcanhar majestoso de Lídia Moreira.

A correr contra o prejuízo, a Itália respondeu antes do intervalo, num penálti cobrado de forma exímia por Erika Ferrara aos 10 minutos.

Já depois do descanso, as portuguesas regresseram com tudo e aumentram a parada. Lídia Moreira (21 m), muito enérgica, recuperou uma bola de carrinho, saiu a toda a velocidade com a bola controlada e só parou com uma finalização na baliza contrária, bisando no encontro e ampliando o marcador.

No entanto, as contas não ficariam por aqui. Janice (24 m) e Leninha (28 m), ambas com decisões de grande estilo, seguiram o exemplo da colega de equipa e abriram um fosso no marcador.

Na sequência, a Itália reduziu por Sara Boutimah (29 m) e viu a guarda-redes portuguesa Ana Catarina a negar outro. A pressão aumentou, o 5x4 das trasalpinas ia surtindo efeito, mas também expunha demasiado o jogo, e acabou por abrir espaço para novo tento da armada portuguesa. Lídia Moreira (quem mais?!) intercetou uma bola e rematou ainda antes do meio campo para o hat-trick.

Por fim, Janice (35 m) aproveitou um erro de uma adversária para bisar e colocar uma pedra no assunto de forma bem categórica.

Nas meia-final, agendada para sexta-feira, às 10 horas, Portugal vai medir forças com a Argentina para decidir quem estará presente no palco das decisões.

Redação