JN Direto

Quatro detidos por atirarem comida contra a caixa da Coroa Imperial britânica

This browser does not support the video element.

Quatro pessoas foram detidas, este sábado, depois de atirarem creme e crumble de maçã contra uma vitrina que continha parte das joias da coroa na Torre de Londres, em Inglaterra.

A polícia foi chamada pouco antes das 10 horas, depois da caixa que continha a Coroa Imperial ter sido vandalizada.

A Polícia Metropolitana de Londres informou que quatro pessoas foram detidas sob suspeita de dano criminal e que a Casa das Joias da Torre de Londres foi fechada ao público, enquanto decorre a investigação.

O grupo "Take Back Power", que se autodenomina um novo grupo de resistência civil não violenta, assumiu a autoria do ato. Segundo a BBC, o grupo exige que o governo do Reino Unido crie uma assembleia permanente de cidadãos - uma "Câmara do Povo" - com poderes para "tributar a riqueza extrema".

Imagens partilhadas pelo grupo nas redes sociais mostraram um manifestante a retirar uma grande bandeja de alumínio com crumble de um saco antes de a atirar contra o vidro que protegia a Coroa Imperial. Outro manifestante despejou um pote de creme amarelo brilhante na frente da vitrina.

"A democracia desmoronou", gritou um manifestante. Outro acrescentou: "A Grã-Bretanha está destruída. Viemos aqui, às joias da nação, para recuperar o poder".

Redação