Mundo

UE aposta em energia "limpa, segura e competitiva"

Foto: Direitos Reservados

Os principais especialistas em energia verde vão estar reunidos em Bruxelas, em junho do próximo ano, para debater fontes de energia seguras, resilientes, limpas e acessíveis, numa altura em que o bloco europeu se prepara para se afastar ainda mais do gás russo.

A 20.ª edição da Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW) terá lugar de 9 a 11 de junho de 2026, sob o tema "Uma União da Energia limpa, segura e competitiva", anunciou a Comissão Europeia.

Para além das sessões de política, pelo evento passarão líderes políticos e haverá a cerimónia de entrega dos Prémios EUSEW, bem como oportunidades de networking na Feira da Energia. Como preparação para a Conferência, a Comissão abriu até 22 de janeiro de 2026 uma chamada a publicações, convidando representantes da indústria, especialistas em políticas, membros da sociedade civil e académicos a contribuir com os seus conhecimentos e experiência para as discussões.

A EUSEW 2026 também irá premiar indivíduos e projetos excecionais pela sua inovação e esforços no campo da eficiência energética e energias renováveis, em três categorias: Ação Energética Local, Mulheres na Energia e, pela primeira vez este ano, PME a Impulsionar a Eficiência Energética. As candidaturas para os Prémios EUSEW estão abertas até 29 de janeiro de 2026.

Redação