Mundo

Sobe para quatro número de mortos por causa de ondas gigantes em Tenerife

Embarcação de salvamento da Guarda Civil espanhola Europa Press

Uma das duas pessoas resgatadas com vida após serem arrastadas para o mar por ondas fortes em Los Gigantes, Santiago del Teide (Tenerife), na tarde de domingo, morreu, elevando o número de mortos neste incidente para quatro, confirmou a Guarda Civil. Uma pessoa continua desaparecida.

O incidente foi relatado no domingo à tarde, quando a Central de Coordenação de Emergências e Segurança 112 das Ilhas Canárias recebeu um alerta indicando que várias pessoas precisavam de assistência no mar, após terem sido arrastadas para o mar por ondas fortes.

Os recursos necessários foram imediatamente enviados para a área e os corpos de três pessoas foram recuperados. Foram resgatadas com vida duas pessoas, uma das quais estava gravemente ferida e que acabou por morrer.

Após o resgate dessas cinco pessoas, foi iniciada uma operação de busca por uma sexta pessoa, que se presume também ter caído no mar.

Esta operação continua ativa nesta segunda-feira e envolve a Guarda Civil com o seu serviço marítimo e o Serviço Geral de Emergência e Segurança, bem como o Serviço de Salvamento Marítimo com uma embarcação de salvamento e um helicóptero.

Pré-alerta para fenómenos costeiros

As ilhas Canárias estão em pré-alerta para fenómenos costeiros desde sexta-feira, 5 de dezembro, com previsão de ondas entre 2 e 5 metros de altura nas áreas do norte e no oeste de El Hierro, La Palma, Fuerteventura e Lanzarote. O Governo das Ilhas Canárias, através da Direção-Geral de Emergências, apelou à populaçáo para manter extrema cautela ao longo da costa das ilhas e enfatizou a importância de seguir as recomendações de autoproteção para evitar riscos no mar.

Redação