Praça da Liberdade

Da ambição se faz história

No espaço de uma semana, as seleções nacionais viveram momentos importantes, um deles repleto de história. Em Washington, Portugal ficou a conhecer os adversários para o Campeonato do Mundo de 2026, evento que marca o início da contagem decrescente para o principal acontecimento futebolístico do próximo ano, em que a Seleção Nacional terá palavra a dizer.

Dois dias depois, escreveu-se mais uma página dourada no Desporto português, com a presença lusa na primeira final de sempre de um Campeonato do Mundo de futsal feminino FIFA, o que, por si só, já representa o desenvolvimento da modalidade, evolução essa que contou com um papel ativo por parte desta equipa e da Federação Portugues de Futebol (FPF).

A homenagem, esta semana, da FPF, com o Governo a associar-se, representou um momento emocionante, pelo sentimento de gratidão a uma equipa que, consistentemente, tem representado Portugal em várias finais e que, nas Filipinas, encheu um país de orgulho com a caminhada triunfal até a uma final histórica. Esse é o verdadeiro legado de uma seleção pioneira, tal como a de futebol de praia feminina havia já sido, ao ficar na história como a primeira Seleção A feminina a chegar a uma final FIFA. Um facto que reforça o carácter histórico deste resultado e o legado de uma equipa com mais capítulos dourados por escrever, e que vai certamente inspirar as próximas gerações.

Para a FPF, foi o fecho de um ano de 2025 absolutamente histórico, com a presença das seleções nacionais em seis finais, duas delas em Campeonatos do Mundo, e a conquista de cinco troféus, cada um com uma história diferente, mas com um fio condutor: uma cultura de vitória e um sentimento de conquista e ambição de todas as seleções nacionais, que faz com que Portugal entre sempre para ganhar, tal como tem assinalado o presidente Pedro Proença.

Estão de parabéns todos os clubes, movimento associativo e futebol profissional pela formação do talento, em conjunto com as estruturas da FPF, que nos fazem ambicionar por um 2026 de excelência. Ambição nunca faltará!

Rogério Macedo Oliveira