Economia

Leapmotor: B10 quer "democratizar" a mobilidade elétrica

B10 tem uma gama simplificada Foto: Stellantis

A Leapmotor, que chegou a Portugal, apresentou o seu terceiro modelo, o B10, um SUV do segmento C, com um preço a desafiar toda a concorrência: 27.600 euros custa, durante o período de campanha de lançamento, a versão mais acessível. Mas os argumentos não se esgotam no preço, pois o B10 tem um espaço ao nível do segmento superior, um equipamento muito completo e obteve a classificação máxima de 5 estrelas Euro NCAP.

A Leapmotor chegou à Europa pelas mãos da Stellantis, que com ela estabeleceu com ela uma joint-venture chamada Leapmotor Internacional, que gere o mercado global (fora da China) e o B10 marca um momento crucial na sua estratégia de expansão global.

Este SUV, apresentado à imprensa nacional nos arredores de Lisboa, foi desenhado especificamente a pensar nos mercados internacionais sendo construído com base na arquitetura LEAP 3.5, que integra de forma independente os principais componentes do veículo, incluindo os sistemas elétricos e inteligentes.

Em termos de construção, a Leapmotor destaca a sua tecnologia inovadora de integração de chassis com baterias (CTC - Cell-to-Chassis).

Desempenho e baterias

Numa carroçaria sem grandes rasgos estilísticos, mas agradável, o melhor do B10 descobre-se mesmo ao volante. O contacto dinâmico não foi longo e repartiu-se entre um trajeto em auto-estrada e belas estrada serpeantes e de bom piso que nos levou até Torres Vedras, descendo depois até Arruda dos Vinhos e Lisboa.

Viagem sem grande história, pois o B10 é um SUV bem-comportado. Potente quanto baste para permitir passagens em toda a segurança, muito espaçoso, bem equipado e seguro.

Os materiais não deslumbram, mas também não chocam. Do que não gostamos mesmo foi do painel de instrumentos, pequeno e estranhamente próximo do volante.

No capitulo técnico, o Leapmotor B10 oferece um desempenho robusto para o seu segmento, apresentando uma única configuração de motorização elétrica, que debita 218 cavalos e gera um binário de 240 Nm. Cumpre os 0 aos 100~km/h em oito segundos e tem uma velocidade máxima limitada a 170 km/h. A tração é traseira (RWD).

O modelo está disponível com duas opções de bateria para diferentes autonomias: a Pro, com 56,2 kWh de capacidade, proporciona uma autonomia WLTP de 361 km; enquanto a Pro Max, de 67,1 kWh, eleva a autonomia WLTP para 434 km.

Ambas as versões são compatíveis com carregamento ultrarrápido (DC), permitindo recuperar de 30% a 80% da carga em menos de 20 minutos, com potências máximas de 140 kW e 168 kW, respetivamente.

️Equipamento e conforto

Em termos de dimensões, o B10 apresenta 4.515 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2.735 mm, assegurando um dos maiores espaços interiores no seu segmento, com um volume de bagageira de 430 litros.

O modelo está disponível nas versões Life e Design. A versão Life já inclui de série jantes de 18 polegadas, teto panorâmico elétrico de 1,8m e o pacote completo de 17 funções ADAS (Sistemas Avançados de Assistência à Condução).

A versão Design (disponível apenas com a bateria Pro Max) acrescenta elementos de luxo, como bancos em couro ECO com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, um sistema de áudio premium de 12 altifalantes e iluminação ambiente de 64 cores.

️ O Leapmotor B10 obteve a classificação máxima de 5 estrelas Euro NCAP, reforçando o foco na segurança. A tecnologia é um ponto central, com o sistema de infoentretenimento a ser gerido por um ecrã tátil de 14,6 polegadas, impulsionado pelo chipset Snapdragon 8155, que permite visuais 3D imersivos e a capacidade de receber atualizações de software over-the-air (OTA).

A Stellantis não só investiu na joint-venture com a Leapmotor, mas também participou na afinação do chassis no circuito de testes de Balocco, visando adaptar o comportamento dinâmico do SUV às exigências e preferências de condução do mercado europeu.

A assistência conta, para já, com 13 concessões em todo o país, devendo passar, em breve, para as 16.

Reis Pinto