O presidente norte-americano, Donald Trump, revelou que vai fazer uma declaração à nação nesta quarta-feira à noite, em horário nobre, a poucos dias de completar o primeiro ano desde o regresso à Casa Branca.
Esta será uma oportunidade para defender a sua agenda perante sondagens negativas sobre as políticas económicas, noticiou a agência Europa Press.
"Compatriotas: Farei um discurso à nação amanhã (quarta-feira) à noite, em direto da Casa Branca, às 21 horas (2 horas de quinta-feira em Portugal continental). Espero 'vê-los' lá. Foi um grande ano para o nosso país, e o melhor ainda está para vir", declarou numa mensagem publicada na sua rede social, a Truth Social.
Trump passou o seu primeiro ano no cargo a reestruturar os laços económicos e de segurança nacional dos Estados Unidos, impondo tarifas aos parceiros comerciais e entrando em conflito com aliados como a União Europeia e a NATO sobre as despesas de defesa e sobre como travar a guerra da Rússia na Ucrânia.
A nível interno, testou os limites do poder executivo, pressionando para uma reestruturação governamental através de reduções de pessoal e cortes no orçamento.
Procurou também cumprir as suas promessas de campanha sobre a imigração, realizando deportações em massa e restringindo as vias legais de entrada no país.
O inquilino da Casa Branca viu os seus índices de aprovação descer em questões-chave, à medida que os indicadores económicos apontam para um crescimento salarial mais lento e para um aumento do custo de vida das famílias, segundo a agência de notícias Bloomberg.