O Consultório Médico, por Rodrigo Ayoub, médico ortomolecular e criador do Método de Emagrecimento Saudável.
Nas festas de fim de ano há sempre alguns excessos. Como posso minimizar as consequências na minha saúde?
Deolinda C.
As festas de fim de ano estão quase a chegar e, nesta altura, temos muitas confraternizações, jantares e convívios. Esses momentos são fundamentais para uma vida feliz em comunidade, mas muitas vezes cometemos excessos e depois pagamos um preço alto na saúde. Lembrar sempre que o mais importante desses eventos é a socialização e não a comida. E que não é o mais importante o que fazemos do Natal até à virada do ano, mas sim o que fazemos da virada do ano até o Natal, ou seja, os nossos hábitos ao longo de todo o ano.
Vou dar agora algumas dicas simples, práticas e muito eficientes para minimizar o impacto dos abusos nas festas de fim de ano.
Primeiro, evite chegar com muita fome ao evento. Antes de sair de casa coma algum alimento saudável. Assim, quando chegar ao local, já estará algo saciado. Um dos melhores alimentos para esse fim é a maçã verde, que não só ajuda na saciedade, mas também já prepara o estômago para a comida que virá a seguir.
Segundo, use os menores pratos que estiverem disponíveis. Quanto menor o prato, menos irá comer.
Terceiro, mastigue bem e pouse o garfo na mesa entre cada garfada. Esse hábito é muito mais poderoso do que as pessoas imaginam.
Quarto, se for beber álcool, a cada 1 ou 2 goles de vinho, beba um pouco de água. Dica extra. Tome cápsulas de carvão ativado antes da ingestão alcoólica, este funciona como uma esponja e não nos deixa absorver completamente o álcool da bebida. E, atenção, nunca misture bebidas.
Quinto, se for comer doces, antes da refeição, coloque duas colheres de sopa de vinagre de maçã num pouco de água e beba. Isso também ajuda muito o processo digestivo.
Última e mais importante dica, no dia seguinte a uma festa com jantar em que você comeu bem e terminou a refeição tarde, faça umas horas de jejum. Por exemplo, pule o pequeno-almoço na manhã seguinte e apenas almoce no início da tarde, se conseguir, pode manter esse jejum até ao fim da tarde, e assim fará aproximadamente 24 horas de intervalo entre as refeições. O jejum intermitente, hoje comprovado pela ciência médica, é uma ferramenta fantástica de limpeza e reparação do nosso corpo, e pode minimizar os problemas gerados pelos excessos da noite anterior.
Aproveite os momentos únicos e maravilhosos de celebração da vida, mas faça-o com o máximo de moderação e a melhor consciência da sua saúde. Mas, se tiver algum deslize, lembre-se sempre dessas dicas que preparei com muito carinho.
Excelentes festas! São os votos deste vosso médico e amigo.
*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, jardinagem, Saúde, finanças pessoais, sustentabilidade e sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email magazine@noticiasmagazine.pt