Mundo

Pelo menos três mortos num ataque no metro em Taiwan

Ataques ocorreram em duas estações de metro de Taipé Foto: Ritchie B. Tongo / EPA

Pelo menos três pessoas morreram e cinco ficaram feridas na sequência de um ataque no metro de Taipé, anunciou, eta sexta-feira, o chefe dos bombeiros da capital de Taiwan, acrescentando que o suspeito também morreu.

O autor do ataque usava uma máscara e estava armado com uma faca quando atirou "cinco ou seis cocktails Molotov, ou granadas de fumo" na principal estação de metro de Taipé, explicou o chefe dos bombeiros em declarações à agência de notícias France-Presse.

Segundo as autoridades locais o incidente começou na passagem subterrânea da Estação Principal de Taipé por volta das 17.30 horas (9.30 horas em Portugal continental), quando o suspeito lançou várias bombas de fumo que serviram de distração antes de se dirigir com uma faca pela avenida que liga essa estação à de Zhongshan.

O presidente da Câmara de Taipé, Chiang Wan-an, disse à imprensa que o suspeito aparentemente "se suicidou ao saltar de um edifício para escapar à sua detenção" e que uma das vítimas morreu ao tentar impedir o ataque na estação Central, a principal estação de metro da capital de Taiwan.

Uma das vítimas morreu devido aos ferimentos causados pela arma branca e uma segunda morreu devido a uma parada cardiorrespiratória causada pelas granadas lançadas pelo agressor, segundo a agência oficial de notícias CNA.

Um balanço anterior efetuado pelo primeiro-ministro deste arquipélago asiático, Cho Jung-tai, dava conta de pelo menos oito feridos.

O agressor foi identificado pela agência CNA como um homem de 27 anos, procurado por ignorar uma ordem de recrutamento militar, de acordo com a agência de notícias espanhola Europa Press.

Num vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver uma espessa nuvem de fumo branco cobrindo uma área subterrânea do metro.

O Presidente taiwanês, William Lai Ching-te, prometeu que as autoridades esclareceriam "rapidamente os detalhes deste caso".

"Não haverá indulgência e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir a segurança dos nossos concidadãos", afirmou.

Em 2014 um ataque semelhante no metro de Taipé quando um homem também armado com uma arma branca matou quatro pessoas.

O atacante foi executado por esses assassinatos em 2016.

O primeiro-ministro de Taiwan, Cho Jung Tai, já foi informado do incidente e ordenou a mobilização total das forças de segurança e das equipas de emergência.

JN/Agências