Cultura

Bernardo Graça é o vencedor do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas

Bernardo Graça é o vencedor do prémio deste ano Foto: Direitos reservados

O bailarino e performer Bernardo Graça, da companhia Dançando com a Diferença, é o vencedor do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas 2025 - Dança. A cerimónia de revelação e entrega do prémio decorreu esta sexta-feira, data em que o Coliseu Porto Ageas assinalou o seu 84.º aniversário.

Nascido em 2000, na ilha da Madeira, Bernardo Graça tem trissomia 21 e integra, desde 2016, a Dançando com a Diferença, companhia portuguesa de dança contemporânea inclusiva com reconhecimento internacional. Dirigido por Henrique Amoedo, fundador da estrutura, o bailarino tem vindo a desenvolver um percurso artístico marcado pela formação contínua e pela participação em criações de alguns dos mais relevantes nomes da dança contemporânea. Em 2017, foi selecionado por Tânia Carvalho para a criação "Doesdicon" e, a partir de 2021, integrou "Vaamo Share Oque Shop É Beiro Pateiro", de Vera Mantero.

Atualmente, participa como intérprete em "Blasons", de François Chaignaud, "ÔSS", de Marlene Monteiro Freitas, e "Qual é o Código?", de Sofia Neuparth. Em 2025, integrou ainda o elenco da peça "Os Gigantes", de Victor Hugo Pontes, além de frequentar diversos workshops nas áreas da dança, movimento e circo.

"Dançar é a minha maior paixão", afirmou Bernardo Graça ao receber o prémio, atribuído por um júri composto por cinco personalidades da dança. Criado em 2021, o Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas distingue anualmente jovens talentos até aos 30 anos nas áreas da dança e do circo, com um valor de cinco mil euros.

Catarina Ferreira