JN Tag

"Last Christmas" volta a bater recordes

"Last Christmas" é o icónico single de Natal dos Wham! Foto: Arquivo

JNTAG - A história de "Last Christmas", icónico single dos Wham!, é única. Uma das músicas mais famosas de sempre, sobretudo no que respeita a temas desta quadra, demorou 39 anos a chegar ao Nº1 de Natal - o que só sucedeu em 2023 - e, este ano, volta a fazer história.

O sucesso, editado em 1984 e que deves bem conhecer, chegou pela primeira vez este ano ao 1º lugar da parada Billboard Global 200. Trata-se do top de músicas considerado mais abrangente (e desejado) a nível mundial.

Em segundo lugar, claro, "All I Want For Christmas Is You", de Mariah Carey, outro clássico, que tem sido a música número 1 neste top em todos os meses de dezembro, desde a sua estreia na lista em 2020.

Segundo Andrew Ridgeley, membro dos Wham!, esta notícia "é um momento extraordinário para mim, para os Wham!, para o George Michael e para a Sony Music UK, saber que 'Last Christmas' é atualmente a música favorita do Mundo", disse, e o "melhor presente de Natal que eu e o George poderíamos ter desejado", acrescentou, referindo-se ao vocalista que faleceu, no dia de Natal, em 2016.

Sempre a tocar nas rádios

O mágico single, que a cada ano é um dos mais ouvidos durante esta época, foi editado pela CBS Records, a 3 de dezembro de 1984. A sua história é quase tão icónica como a canção: George Michael estava na fase ascendente da carreira, o disco de estreia do grupo tinha sido um sucesso, faltava-lhe um hit de Natal - que no Reino Unido é muito desejado, com uma clássica "corrida" ao número 1 do top divulgado na semana da Consoada.

Quando a canção saiu, foi o sucesso que se antevia, só que o ambicionado Nº1 iria para "Do they know it's Christmas", da Band Aid - tema lançado na mesma altura, no qual George Michael também participou, e cuja gravação acorreu logo depois de filmar o vídeo de "Last Christmas". Apesar da deceção inicial, o duo doaria também todos os lucros da sua música para a campanha da Band Aid contra a fome.

"Last Christmas" é hoje a 4ª maior música de todos os tempos no Reino Unido e uma das principais no Mundo, tendo passado os quatro mil milhões de streams, seis vezes disco de platina, e posição Nº1 em mais de 16 países - na Alemanha, por exemplo, é líder em quase todos os natais.

Patrícia Naves