Mundo

Ataque russo com míssil faz sete mortos na região de Odessa

Odessa sofreu repetidos bombardeamentos russos nos últimos dias Foto: Oleksandr Gimanov/ AFP

O governador de Odessa, no sul da Ucrânia, informou esta sexta-feira que um ataque russo com um míssil balístico matou sete pessoas e feriu 15 nesta cidade da costa do Mar Negro.

"O inimigo atacou as infraestruturas portuárias na região de Odessa: sete mortos, 15 feridos", publicou nas redes sociais o governador Oleg Kiper, cuja região inclui uma das maiores cidades da Ucrânia e o seu principal porto.

Antes, as autoridades ucranianas indicaram que a Rússia lançou desde quinta-feira contra o país 160 drones de longo alcance, atingindo 23 regiões do país e provocando falta de energia em Odessa.

O chefe da administração militar de Odesssa, Sergi Lisak, afirmou na rede social Telegram que um bairro da cidade ficou sem eletricidade, água canalizada e aquecimento como resultado do mais recente ataque russo.

Odessa sofreu repetidos bombardeamentos russos nos últimos dias, alguns dos quais visaram infraestruturas energéticas. A cidade esteve sem energia durante três dias esta semana, como resultado destes ataques russos.

Desde o início do outono que a Rússia tem vindo a realizar uma campanha de bombardeamentos contra as infraestruturas energéticas da Ucrânia, destruindo uma parte significativa da capacidade de geração de eletricidade e da produção e armazenamento de gás no país.

Os cortes de energia ocorrem agora várias horas por dia em todas as regiões da Ucrânia, uma medida adotada pelas autoridades para fazer face à escassez de geração provocada pelos bombardeamentos russos.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e "desnazificar" o país vizinho, independente desde 1991 - após a desagregação da antiga União Soviética - e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.

JN/Agências