Viana do Castelo

Fernando Pimenta apadrinha corrida de S. Silvestre em Viana do Castelo

Foto: Direitos Reservados

O canoísta Fernando Pimenta é "padrinho" da 12ª edição da Corrida de S. Silvestre de Viana do Castelo, que este ano se cumprirá na tarde de 27 de dezembro, com a participação de cerca de 3500 atletas. O campeão mundial, natural de Ponte de Lima, participou esta segunda-feira na conferência de apresentação da prova, em que já costuma participar como atleta, e enalteceu a "visão" daquele município para a área desportiva.

"Viana do Castelo ao ser Capital Europeia do Desporto [em 2023] ganhou muito. Eu próprio estava super orgulhoso de ver finais taça de Portugal, campeonatos das várias modalidades nacionais a serem feitas em Viana do Castelo, a mais de 400 quilómetros da capital. Acho que isso nos deve encher de orgulho", declarou o canoísta que em setembro se sagrou campeão do Mundo de maratonas, somando mais um dos muitos títulos que tem arrecadado para Portugal. Pimenta destacou o seu gosto em participar e o "carinho" com que é recebido na S. Silvestre de Viana do Castelo. "Ouço as pessoas a chamar pelo meu nome", notou, descrevendo o espirito de "união e festa" que reina no dia da prova. O atleta mostrou ainda disponibilidade para continuar a apoiar iniciativas em Viana do Castelo, enquanto "embaixador do Alto Minho".

A Corrida de S. Silvestre é organizada pela câmara de Viana do Castelo, tendo, este ano, como parceiros a Escola Desportiva de Viana e a XLife Events e Exclamação Radical. Inclui uma corrida com 10 quilómetros, para a qual estão inscritos 2600 atletas, e uma caminhada para atletas dos dois aos 90 anos com 5 km, que conta 500 inscrições. Nesta edição, também se realizará na mesma tarde uma S. Silvestre Kids, para atletas dos cinco aos 16 anos, para a qual, segundo a organização, estão inscritos também cerca de 400 participantes. As provas têm início e meta na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, no centro da cidade.

Segundo Aires Rocha da organização, a prova continua a "bater recordes" de participação e a atrair cada vez mais interessados, também do outro lado da fronteira, contando com cerca de duas centenas de inscritos de Espanha. Indicou ainda que, desta vez, contemplará "uma pequena alteração ao percurso para facilitar a vida aos atletas". Parte do valor das inscrições reverterá para a associação "Gatos de Ninguém", que tem um gatil com 160 gatos e apoia comunidades de gatos errantes.

Ricardo Rego, vereador do Desporto, louvou o facto do canonista português Fernando Pimenta ser o rosto desta edição e vincou o cada vez maior alcance da iniciativa. "Já não há Natal em Viana do Castelo sem a S. Silvestre", disse, anunciando que, este ano, o impacto da prova será monitorizado através de "uma plataforma analítica de mobilidade e de analítica financeira", do projeto "Bairros Comerciais Digitais". "Será feita uma avaliação de retorno, do número de pessoas que vão estar cá, bem como o número de movimentos de analítica financeira, que esta prova vai criar", afirmou.

Ana Peixoto Fernandes