Mundo

Pelo menos 15 feridos em ataque com faca e lixívia em fábrica do Japão

O suspeito foi detido de imediato na fábrica Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

Um homem foi detido, esta sexta-feira, no centro do Japão, depois de esfaquear oito pessoas, disseram as autoridades.

Os oito feridos, cinco dos quais em estado grave, foram levados para o hospital, na sequência do ataque ocorrido na empresa Yokohama Rubber Company, especializada no fabrico de pneus para camiões e autocarros situada na cidade de Mishima, na província de Shizuoka, a oeste de Tóquio, divulgou o Corpo de Bombeiros de Fujisan Nanto.

Outras sete pessoas ficaram feridas ao serem atingidas por lixívia, atirada durante o ataque, acrescentou o corpo de bombeiros.

A polícia da província de Shizuoka disse que o agressor, de 38 anos, foi detido por alegada tentativa de homicídio na fábrica, mas não adiantou mais pormenores.

"Várias pessoas estão a receber assistência dos serviços de emergência", disse o chefe do corpo de bombeiros de Mishima, Tomoharu Sugiyama, citado pela agência de notícias France-Presse.

De acordo com a mesma fonte, os bombeiros receberam uma chamada cerca das 16.30 (7.30 em Portugal continental) da fábrica, relatando que "cinco ou seis pessoas tinham sido esfaqueadas" e que um "um líquido" tinha sido pulverizado.

Os meios de comunicação japoneses avançaram que o suspeito foi detido de imediato na fábrica.

Os crimes violentos são relativamente raros no Japão, um país com baixa taxa de homicídios e com algumas das leis sobre armas mais rigorosas do mundo.

Ataques com facas e até mesmo tiroteios acontecem ocasionalmente, como foi o caso do homicídio do antigo primeiro-ministro Shinzo Abe, em 2022.

JN/Agências