Mundo

Avião aterra sem piloto durante emergência pela primeira vez num cenário real

Aparelho de pequeno porte pertence à a Buffalo River Aviation Foto: X (antigo Twitter)

Um avião de pequeno porte pousou com segurança, sozinho, num aeroporto do Colorado, nos Estados Unidos, na semana passada, na sequência da ativação de um sistema automático de emergência. Segundo a fabricante, esse foi o primeiro uso real da tecnologia durante uma situação crítica.

O caso ocorreu no sábado passado no aeroporto Rocky Mountain Metropolitan, em Broomfield, na região de Denver, e envolveu um bimotor Beechcraft Super King Air. De acordo com a Administração Federal de Aviação dos EUA, a aeronave perdeu comunicação com o controlo de tráfego aéreo, levando à ativação do sistema de aterragem automática Autoland, da fabricante Garmin.

De acordo com a empresa Buffalo River Aviation, proprietária do avião, dois pilotos estavam a bordo do aparelho, que não tinha passageiros, quando este sofreu uma perda rápida e não comandada de pressurização da cabine. Assim que a altitude interna ultrapassou os limites considerados seguros, o sistema automático da aeronave foi acionado.

Embora estivessem preparados para retomar o controlo manual caso fosse necessário, os pilotos optaram por manter o sistema em funcionamento devido à complexidade da situação, esclareceu a companhia.


Segundo as gravações do controlo de tráfego aéreo, foi enviada uma mensagem automática às autoridades a informar que o piloto não estava no comando da aeronave e que o avião faria uma aterragem no aeroporto mais próximo. A Buffalo River Aviation explicou, no entanto, que não houve incapacitação dos pilotos e que a informação foi transmitida automaticamente pelo sistema da Garmin, conforme os protocolos de segurança.

A aterragem ocorreu sem incidentes e a Administração Federal de Aviação abriu uma investigação para apurar as causas do caso. De acordo com a fabricante, esta foi a primeira vez que o sistema Autoland foi usado do início ao fim numa emergência real.

Redação