Mundo

Treinador espanhol e três filhos morrem em naufrágio de barco turístico na Indonésia

Fernando Martín Carreras, de 44 anos, desapareceu com três dos seus filhos Foto: X

Um homem e três menores, todos de nacionalidade espanhola, morreram depois de um barco turístico ter naufragado no mar agitado na Indonésia. Segundo a imprensa espanhola, trata-se do ex-futebolista e treinador da equipa feminina B do Valência, Fernando Martín Carreras, e três dos seus filhos, dois rapazes e uma rapariga, com idades entre os nove e os 12 anos.

A embarcação transportava 11 pessoas quando se afundou no Estreito da Ilha de Padar, perto do popular destino turístico de Labuan Bajo, na noite de sexta-feira, segundo a agência de notícias estatal Antara. A mulher de Fernando Martín Carreras, Andrea Ortuño, e uma das filhas estavam entre as sete pessoas resgatadas, juntamente com quatro tripulantes e um guia turístico, segundo a equipa de busca.

Em declarações à "Cadena Ser", o avô dos menores desaparecidos explicou que a família é composta por oito membros: o casal e seis filhos. Duas das crianças não viajaram com a família para o país asiático por serem muito novas. Segundo Ortuño, a família navegava em direção à Ilha de Komodo no momento do incidente, depois de ter passado alguns dias em Bali. Indicou ainda que as autoridades conseguiram resgatar a filha, a mãe das crianças, e a neta mais nova. O genro, de 44 anos, e as outras três crianças, com idades entre os nove e os 12 anos, continuam desaparecidos.

O porta-voz da família acrescentou que um parente já está a viajar para a Indonésia e expressou gratidão pelo apoio das autoridades, embora tenha admitido que lhe disseram que as hipóteses de encontrar os desaparecidas com vida são baixas.

Ondas até três metros

O coordenador da missão, Fathur Rahman, disse que a equipa encontrou destroços e partes do casco da embarcação perto do local do naufrágio. No entanto, as buscas em Padar foram dificultadas pelas condições meteorológicas e marítimas adversas. A autoridade portuária de Labuan Bajo atribuiu o naufrágio às ondas altas de até três metros. "Isto dificultou a realização da busca inicial", disse o chefe da autoridade portuária, Stephanus Risdiyanto, à agência.

Um vídeo divulgado pela Agência Nacional de Busca e Salvamento mostrava equipas de emergência com fardas azuis a ajudar pessoas, algumas descalças, a sair de um barco insuflável laranja e a chegar à costa. Outras imagens mostravam pessoas com coletes salva-vidas sentadas num barco de resgate e uma embarcação semelhante a levantar salpicos enquanto navegava pelas ondas no escuro.

Os acidentes marítimos ocorrem regularmente na Indonésia, um arquipélago do Sudeste Asiático com cerca de 17 mil ilhas, frequentemente devido a fracas normas de segurança e ao mau tempo.

Luto no Mundo do futebol

O mundo do futebol expressou a sua tristeza pela tragédia. O Valencia CF manifestou profundo pesar pelo desaparecimento e presumida morte de Fernando Martín Carreras, de 44 anos, bem como dos três filhso desaparecidos. "O Valencia CF está profundamente consternado com o falecimento de Fernando Martín, treinador da equipa feminina B do Valencia CF, e de três dos seus filhos num trágico acidente náutico na Indonésia, conforme confirmado pelas autoridades locais. O clube deseja estender o seu apoio e condolências à sua família, amigos e colegas do Valencia CF, da equipa feminina do Valencia CF e da Academia do VCF neste momento difícil", afirmou o clube, em comunicado.

No regresso aos treinos, as jogadoras do Valência realizaram um minuto de silêncio em memória de Fernando Martín e dos três filhos.

Também o Real Madrid apresentou as condolências à família. "O Real Madrid deseja expressar a sua profunda tristeza pelo sucedido e apresentar as mais sinceras condolências e apoio à sua esposa, Andrea, e à sua filha, Mar, neste momento incrivelmente difícil", declarou o clube. "Apresentamos também as nossas condolências a toda a família e entes queridos, bem como a toda a família do Valência CF. Fernando Martín faleceu aos 44 anos, e os seus filhos tinham 12, dez e nove anos. Que descansem em paz".

"O FC Barcelona deseja expressar as suas mais profundas condolências. Enviamos todo o nosso apoio e carinho à família e aos amigos, bem como a toda a família do Valência CF, neste momento incrivelmente difícil", declarou, por sua vez o Barcelona.

"Todo o nosso apoio e conforto à família e aos amigos de Fernando Martín. Que descanse em paz", acrescentou o Levante UD.

Maria Campos