Desporto

Kazuyoshi Miura junta-se ao Fukushima e continua carreira no futebol aos 58 anos

Miura chegou a passar pela Oliveirense Foto: Tony Dias/Arquivo

O japonês Kazuyoshi Miura vai representar o Fukushima United por empréstimo do Yokohama em 2026, prosseguindo como um dos futebolistas profissionais mais velhos do mundo em atividade aos 58 anos, anunciou esta terça-feira o clube do terceiro escalão nipónico.

"A minha paixão pelo futebol nunca mudou, mesmo com o passar dos anos", referiu o avançado, a caminho do 17.º clube e da 41.ª temporada como profissional, na primeira experiência na terceira divisão doméstica.

Kazuyoshi Miura, que completa 59 anos em 26 de fevereiro, voltou a ser cedido pelo Yokohama, recém-despromovido ao segundo escalão e ao qual está vinculado desde 2005, após ter disputado sete jogos em 2025 pelo Atletico Suzuka, que desceu aos campeonatos regionais através dos play-offs.

Apelidado de "Rei Kazu" no seu país, o dianteiro tinha regressado ao Japão em 2024, volvida uma passagem de quase um ano e meio pela Oliveirense, na Liga 2, resumida a 65 minutos de utilização em oito partidas.

Kazuyoshi Miura soma 89 internacionalizações e 55 golos pela seleção principal do Japão, da qual é o segundo melhor marcador de sempre, tendo conquistado uma Taça Asiática, em 1992, ano em que foi eleito como o melhor jogador do continente.

A nível de clubes, estreou-se como sénior ao serviço do Santos, em 1986, seguindo-se passagens por outros clubes brasileiros e por Itália, Croácia e Austrália, intercaladas com diversas experiências no seu país.

JN/Agências