A companhia ferroviária Eurostar vai retomar o tráfego no túnel sob o Canal da Mancha, entre Londres e a Europa continental, depois de vários problemas técnicos terem causado fortes perturbações na circulação, esta terça-feira de manhã. Empresa mantém recomendação aos passageiros para adiarem viagens devido aos atrasos e constrangimentos.
"Com a reabertura parcial do Túnel do Canal [da Mancha], começaremos a retomar os serviços. O problema com a rede elétrica aérea persiste e recomendamos vivamente que todos os nossos passageiros adiem as suas viagens para outra data", disse a empresa.
A companhia ferroviária manteve a recomendação de que todos os passageiros adiem as viagens para outra data e evitem deslocar-se à estação.
A disrupção nesta terça-feira ocorreu "devido a um problema de alimentação elétrica no túnel sob o Canal da Mancha e a um problema técnico num comboio Le Shuttle", indicou a companhia ferroviária.
Um porta-voz da empresa explicou à agência noticiosa France-Presse (AFP) que "houve um problema de alimentação elétrica no túnel sob o Canal da Mancha, seguido da paragem de um comboio", fazendo com que "todas as viagens com partida ou destino em Londres fossem suspensas até nova ordem, enquanto se aguarda a resolução do problema", acrescentou.
A Eurostar propõe aos clientes afetados que troquem gratuitamente os seus bilhetes ou cancelem as suas reservas em troca do reembolso, ou de um vale.
Um número recorde de 19,5 milhões de clientes viajou com a Eurostar no ano passado, mais 850 mil do que em 2023.
Várias empresas anunciaram nos últimos meses a intenção de abrir linhas concorrentes à Eurostar, atualmente a única a transportar passageiros sob o Canal da Mancha que liga Londres à Europa.