Mundo

Mamdani tomou posse como presidente da câmara de Nova Iorque em cerimónia privada

Cerimónia decorreu numa estação de metro histórica da cidade chamada Old City Hall, atualmente fechada ao público e situada por baixo da sede da câmara. Foto: Amir Hamja / AFP

O democrata progressista Zohran Mamdani assumiu, esta quinta-feira, o cargo de presidente da câmara de Nova Iorque, tornando-se no primeiro muçulmano a liderar a maior cidade dos Estados Unidos e capital financeira do país. É a maior "honra e privilégio" da sua vida, disse.

Eleito em novembro, Mamdani é um reconhecido crítico do presidente republicano Donald Trump e o mandato de quatro anos que agora começa é encarado com um forte alcance político e simbólico.

O democrata prestou juramento perante a procuradora-geral de Nova Iorque Letitia James, numa cerimónia privada, acompanhado da família, pouco depois da meia-noite (5 horas em Portugal continental).

A cerimónia decorreu numa estação de metro histórica da cidade, de estilo espanhol, chamada Old City Hall, atualmente fechada ao público e situada por baixo da sede da câmara.

A escolha do local teve como objetivo "homenagear a importância dos transportes públicos, a vitalidade, a saúde e o legado da nossa cidade", afirmou Mamdani.

O progressista de 34 anos, o segundo presidente da câmara mais jovem da história da cidade, acrescentou que servir como presidente da câmara é a maior "honra e privilégio" da sua vida.

O 112.º autarca na história de Nova Iorque, o primeiro muçulmano e de ascendência sul-asiática, prestou juramento usando o Alcorão, que estava na posse da esposa, Rama Duwaji, antes de assinar documentos e pagar uma taxa de nove dólares (7,67 euros) ao secretário municipal no local.

Antes de presidir à cerimónia, Letitia James elogiou o novo presidente da câmara, declarando-se "orgulhosa do que ele realizou" e confiante de que Mamdani inaugurará "uma nova era de progresso, promessa e prosperidade" para a metrópole.

O evento, que durou menos de cinco minutos, foi transmitido em direto na plataforma YouTube e pareceu terminar antes de Mamdani concluir o discurso. Apenas alguns órgãos de imprensa locais estavam credenciados.

De acordo com o portal de notícias online AmNY, Mamdani anunciou a nomeação de Mike Flynn, antigo funcionário do departamento especializado em programas para peões e ciclistas, como novo responsável do Departamento de Transportes.

Mamdani irá ainda participar, às 13 horas (18 horas em Portugal continental) numa cerimónia pública, presidida pelo senador e ex-candidato presidencial Bernie Sanders, na escadaria da câmara. Também está previsto um grande evento de rua no sul da ilha de Manhattan, para o qual são esperadas dezenas de milhares de pessoas.

O evento, que será transmitido pela Internet, contará com a presença da congressista Alexandria Ocasio-Cortez, do provedor de justiça da cidade de Nova Iorque, Jumaane Williams, e do diretor financeiro municipal eleito Mark Levine.

Com promessas ambiciosas durante a campanha, Mamdani afirmou que pretendia "congelar as rendas, tornar os autocarros rápidos e gratuitos e oferecer creches universais e gratuitas".

O progressista propôs taxar os ricos para resolver a crise de acessibilidade económica da cidade de 8,5 milhões de habitantes, o que levou a ser caracterizado por Trump e por outros republicanos como um "comunista" e "extremista".

JN/Agências