O V. Guimarães recebe, amanhã (20.45 horas, Sport tv2), o Nacional, no encerramento da primeira volta da Liga. A precisar de vencer para não perder o comboio na luta pelo acesso às competições europeias, o treinador Luís Pinto está ciente do grau de dificuldade do jogo, mas quer sorrir no dia de aniversário de Tiago Margarido, treinador dos madeirenses.
"Primeiro, quero estragar o aniversário ao Tiago Margarido, que faz anos amanhã [sexta-feira]", sorriu o responsável técnico dos vitorianos, na conferência de imprensa de lançamento do jogo com o Nacional. "É uma equipa que tem sido sempre muito capaz de disputar os jogos e que deixa os resultados sempre em aberto até ao final. É forte nas bolas paradas e no ataque à profundidade, e com uma organização defensiva muito interessante. Vai obrigar-nos a estar muito focados na nossa forma de estar em campo. Sabemos os caminhos que queremos fechar e os caminhos que queremos percorrer", acrescentou o treinador Luís Pinto.
E prosseguiu. "Do ponto de vista ofensivo, vai exigir a capacidade de encontrar espaços dentro da estrutura adversária. E ter maior critério do que o que tivemos no último jogo, essencialmente na primeira parte. Conseguimos ter muitas coisas boas a construir, mas depois faltou critério para decidir bem. E consistência nos nossos comportamentos. Na segunda parte, faltou critério em vários momentos, quer na primeira fase de construção, quer depois no último terço. Temos de ser capazes de dar ao jogo aquilo que nós queremos. E, nesse sentido, o jogo da manhã será, principalmente, um jogo que nos vai desafiar a nós enquanto equipa", acrescentou o técnico do V. Guimarães.
Questionado sobre a escassez de golos, o treinador reconheceu que os números estão aquém do esperado. "A equipa está mais consistente, mais conhecedora e mais madura. Mas precisamos e queremos criar mais perigo. Estamos identificados com isso e os números traduzem isso. Gostávamos de ter mais golos marcados e mais oportunidades. Mas somos capazes de melhorar e acreditamos muito no que trabalhamos", confessou.
Beni Mukendi, após presença na CAN, poderá fazer parte das opções. Sobre a chegada de prendas na reabertura do mercado de transferências, Luís Pinto focou-se no jogo de amanhã. "Espero fazer uma preparação adequada e uma prestação no jogo com o Nacional que nos possa orgulhar diante dos nossos adeptos".