Justiça

Presa mulher que enganava idosos a seu cuidado para lhes ficar com o dinheiro

Mulher foi condenada a seis anos e meio de prisão por burlar idosos a seu cuidado Foto: Maria João Gala /Arquivo

Uma mulher de 67 anos, condenada a cinco anos e meio de prisão por burla qualificada e branqueamento, foi detida pela Polícia Judiciária para cumprir pena. Com a ajuda do filho, terá enganado pessoas vulneráveis a seu cargo e conseguido apropriar-se de elevadas quantias de dinheiro.

Os factos ocorreram em 2016. Segundo a acusação, validada pelo tribunal, a mulher e o filho traçaram um plano que consistiu em obter procurações de pessoas idosas que ela tinha a seu cargo. Com esses documentos e aproveitando-se do estado débil dos idosos, conseguiram efetuar diversas movimentações das contas bancárias das vítimas.

A PJ indica que transferiram "quantias elevadas de dinheiro" para contas tituladas pela detida e por seus familiares. A situação foi detetada pelas entidades bancárias na sequência de procedimentos de prevenção de branqueamento.

A mulher foi acusada, julgada e condenada a cinco anos e meio de prisão pela prática dos crimes de burla qualificada e branqueamento pelo Tribunal de Lisboa. Segundo um comunicado emitido esta sexta-feira, a PJ localizou e deteve a mulher na zona de Loures e entregou-a diretamente no estabelecimento para cumprimento de pena.

Tiago Rodrigues Alves